Não é nenhuma novidade que o mercado anda cada vez mais seletivo, buscando sempre encontrar o melhor profissional em meio a um mar de candidatos. Nesse momento, assim como no seu ambiente de trabalho, o importante é saber se portar e se relacionar.
A construção de uma boa imagem pessoal e profissional está relacionada a dois conceitos básicos: a dualidade e a credibilidade, referente à confiança. O primeiro significa que as pessoas têm ou não uma boa imagem. O mesmo é construído por meio de um processo que não pode ser imposto, é criado e desenvolvido através de uma análise dos hábitos, posturas, conhecimentos, habilidades, competências e ética apresentados.
A nossa imagem pessoal é construída normalmente em três momentos distintos. A impressão, formada nos três primeiros segundos do contato; a imagem inicial, formada nos primeiros contatos; e por fim, a imagem pessoal, formada nos relacionamentos pessoais ou profissionais.
Normalmente, ninguém tem uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão. Em 2011, nos Estados Unidos, estudos desenvolvidos pelo Modern Technology & Management Institute atestaram que são necessários somente três segundos para a formação da primeira impressão e nesses escassos segundos, os principais fatores que influenciam na formação da imagem pessoal são:
A visão (conjunto da imagem) do primeiro impacto com 25%; o tom da voz com 18%; a adequação das palavras utilizadas com 14%; e a a linguagem corporal com 10%.
Saber se portar é só o primeiro passo para se destacar e conquistar a credibilidade de um gestor ou de uma empresa. A etiqueta corporativa nunca sai de moda e há muitas pessoas que se esquecem de manter atenção na construção da imagem pessoal.
Pequenos detalhes no dia a dia fazem toda a diferença quando se busca destaque em uma empresa e organização. Lembre-se que existem outros funcionários, então faça a diferença. Procure não se atrasar. Chegar com antecedência será sempre bem visto pela organização, é sinal de zelo e interesse.
A atenção é conquistada junto com o merecimento, cuidado com maquiagens carregadas, decotes, roupas curtas e perfumes carregados, não tente chamar tanta atenção. Use sempre roupas adequadas. Durante o processo seletivo observe a empresa, o ambiente e como as pessoas costumam ir vestidas ao trabalho. Escolha seu modelo levando em conta suas observações. No caso de uniformes, o mesmo deve estar sempre limpo e bem passado.
Saiba ouvir. Ao receber orientações preste atenção e seja sempre receptivo e interessado. Não faça comparações, cada organização tem sua própria cultura, métodos e procedimentos, por isso nunca fale mal da empresa anterior e muito menos das pessoas com quem trabalhou.
Seja bem humorado e pratique profissionalismo. No entanto, cuidado com o excesso de intimidades com os colegas de trabalho. Seja no ambiente interno ou externo. Evite fofocas, além de ser antiético é uma das principais causas de demissão, além de arranhar de forma profunda a sua imagem profissional.
Durante o trabalho, seja cuidadoso com mídias sociais e e-mails. Tenha cuidado com as informações registradas nas redes sociais, principalmente com os desabafos a respeito de colegas e gestores. Analise muito bem os textos que utilizará. Na dúvida, não envie e não faça a publicação.
Um funcionário de aparência saudável é sempre bem vindo em qualquer organização.
Professor Adilson Neves
Consultor em Gestão Estratégica e Coach em Desenvolvimento Humano.
* Matéria redigida em parceria com a Aldeia Comunicação - Vitória (ES).
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