Mais que um simples relacionamento, o exercício diário da rede de contatos pode ser a chave para seu sucesso profissional e social
Seria desperdício adjetivar de forma tão simples uma prática tão importante para a nossa formação humana. Os relacionamentos sociais são fontes fartas de experiências positivas que nos ajudam a construir o nosso status profissional. Fazer networking é cultivar relacionamentos e construir novas oportunidades.
Essa prática é muito comum para quem participa do mundo dos negócios e dos empreendedores. No entanto, até mesmo aqueles que não sabem o que significa acabam por fazer networking diariamente em maior ou menor grau.
O escritor Daniel Goleman, em seu livro Inteligência Emocional, cita uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard sobre os alunos mais bem sucedidos profissionalmente. Até então, acreditava-se que os profissionais mais bem colocados eram aqueles que tiveram o melhor aproveitamento escolar.
No entanto, para surpresa de todos, foi comprovado que o que efetivamente levava os profissionais ao sucesso era a capacidade de formar uma rede de relacionamentos que abria diversas oportunidades.
Procurar participar de comitês, associações e entidades que gerem mais contatos profissionais são exemplos certos de ampliação no seu circulo contatos; assim como frequentar cursos, palestras, convenções e eventos, principalmente nos setores de sua atuação ou que pretenda atuar.
Sua aparência pessoal diz quem é você, utilizando roupas adequadas para cada ambiente. Cuide de sua imagem física e atenção com seu perfil virtual. As informações e opiniões divulgadas na rede revelam seu caráter.
Procure ouvir mais e faça intervenções inteligentes com os fatos do cotidiano; para isso, leia jornais, revistas e acompanhe os noticiários sobre assuntos nacionais ou internacionais.
Uma pesquisa do instituto TNS InterScience, realizada em 2011, com mais de 46 mil executivos mostra que 59,4% das contrações acontecem por indicação de amigos. Cerca de 70% das contratações são resultados de um bom networking. Foi o que apontou um estudo elaborado pela Right Management, consultoria especializada em gestão de talentos e carreira.
A conquista de sucesso profissional e social dependem do exercício diário do relacionamento interpessoal e da inteligência social, o que nos leva a necessidade de construir redes de relacionamento sólidas e bem estruturadas; ampliadas com o convívio, com a interação e com a participação. Networking faz bem para a vida, faz bem para a alma.
*Matéria produzida em parceria com a Aldeia Comunicação - Vitória - ES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário