Quando o inventor norte-americano Benjamin Franklin expressou que "tempo é dinheiro" no artigo "Conselho a um comerciante", ele não imaginaria como esta frase conquistaria popularidade pelo mundo. Hoje podemos melhorar essa frase e dizer: "aproveite bem o seu tempo".
Gestão do tempo tem estado entre as cinco principais competências a serem desenvolvidas em gestores durante a aplicação das ferramentas MCI - Mapeamento de Competências Individuais e MCE - Mapeamento de Competências Estratégicas que fazem parte do método que desenvolvemos para o PCWT - Programa Coaching Work Team, exclusivo da Multipla Consulting & Training.
Mas, como melhorar essa competência?
Abaixo, algumas dicas que selecionei que considero muito produtivas.
O principal ponto é ausência de foco.
Não é possível resolver tudo de uma vez e ao mesmo tempo.
É preciso alinhar as prioridades diárias, semanais e até mensais.
Se tenho prioridades claras e bem planejadas a vazão das demandas é normal e sobra tempo para as interrupções e tarefas não programadas. Um exemplo simples que resolve é separar os seus papéis da seguinte forma:
* Ação imediata: documentos que precisam ser solucionados hoje;
* Ação posterior: papeis que devem ser resolvidos em uma semana;* Nenhuma ação: arquivo ou lixo;
Outro ponto que atrapalha é a falta de concentração na execução das tarefas ou projetos. Foco é a chave.
Resultado só se consegue com muito esforço de concentração e dizendo não a procrastinação, ou seja, atacando o chamado "empurrar com a barriga".
Então, planejamento é tudo. Quem não sabe planejar o tempo não aprende a gerir prioridades e cai no abismo do reativo, sempre apagando incêndios o dia inteiro.
Hoje, por causa da tecnologia presente na vida pessoal e profissional, muita gente vira refém de smartphones, celulares e computadores. Tem pessoas que não conseguem olhar horas no relógio de pulso. Precisam achar o celular para saber horas. Essas ferramentas modernas precisam ser utilizadas para nos ajudar a ampliar a produtividade. Se você perceber que está sendo refém tome uma atitude.
O outro grande problema é olhar caixa de e-mails toda hora. É preciso ter disciplina e criar horários corretos para verificar correspondência eletrônica. O mesmo vale para as mídias sociais.
E finalmente, para garantir maior produtividade, seja no trabalho ou nos negócios, é preciso evitar reuniões longas, desgastantes, sem pauta definida, sem horário para começar e para acabar.
Prof. Adilson Neves
Coach e Consultor em Gestão Estratégica
Nenhum comentário:
Postar um comentário