domingo, 3 de novembro de 2013

As 15 competências mais procuradas pelos recrutadores de vagas e oportunidades




Uma pergunta sempre gera preocupação para os candidatos a uma vaga de emprego: Quais as competências mais procuradas pelas organizações na atualidade?
Além da formação educacional, língua estrangeira e conhecimento técnico específico do cargo, quais seriam as competências mais admiradas pelos recrutadores de vagas e oportunidades em processos de R & S (Recrutamento e Seleção)?
Resolvi enumerar algumas mais importantes após conversar informalmente com alguns recrutadores especialistas nessa área das melhores empresas do Sudeste durante evento voltado para Recursos Humanos.
Vamos lá.
A primeira colocada em competências pessoais é sempre Liderança foi algo que notei de forma muito clara.
  1. Liderança: Ser capaz de entender os conceitos, inspirar e gerir equipes multifuncionais, mantendo-as motivadas e com foco nos objetivos organizacionais.
  2. Resiliência: Saber adaptar-se ao meio e vencer os obstáculos, os conflitos e resistir com controle emocional as adversidades do ambiente de trabalho.
  3. Adaptação: Ser capaz de adaptar-se ao ambiente em constante mudança sem perder a motivação e o interesse em crescer e aprender.
  4. Flexibilidade: Estar aberto as novas idéias e apto a aplicá-las, se necessário, atuando com visão inovadora.
  5. Orientação a resultados: Facilidade em atuar comprometido com metas e objetivos, sem perder o foco em atingir os resultados organizacionais.
  6. Comunicação: Alta capacidade em ouvir, processar e repassar informações sistêmicas, argumentando com clareza, coerência e objetividade, estando aberto sempre a dar e receber feedback.
  7. Trabalho em Equipe: Facilidade em atuar em grupos de trabalho, cooperando com idéias e ações para alcance de objetivos compartilhados.
  8. Intraempreendedorismo: Empreender dentro da organização de forma colaborativa através do esforço concentrado em oferecer opções de melhoria para processos e resultados, agindo como se o negócio fosse seu.
  9. Motivação: Manter acesa a energia e o interesse pelas atividades e desafios da sua área de atuação dentro da organização, transmitindo esse sentimento aos demais colegas.
  10. Tomada de decisão: Se capaz de decidir após selecionar as melhores alternativas que contribuam para o cumprimento de prazos e metas com base em fatos e dados confiáveis.
  11. Visão sistêmica: Capacidade de enxergar o todo e ter consciência de que o trabalho executado interage com os demais setores organizacionais contribuindo para os objetivos traçados.
  12. Relacionamento interpessoal: O segredo é agir com empatia e respeito com os demais colegas no ambiente de trabalho, sendo relacional com as pessoas internas e externas.
  13. Negociação: Capacidade de negociar acordos que gerem soluções ganha-ganha e atendam necessidades da organização e dos clientes.
  14. Planejamento: Ser capaz de praticar ações planejadas, estabelecendo prioridades e os caminhos para que metas sejam cumpridas e os resultados sejam alcançados.
  15. Gestão do tempo: Gerir com eficácia o tempo como recurso e com competência, estabelecendo e cumprindo todas as prioridades do cotidiano.
É claro que existem competências específicas adequadas a descrição do cargo, mas de uma maneira geral essas são as que mais buscam os responsáveis pelos processos de seleção e recrutamento nas organizações.
Fique atento e busque aprender sobre elas e, caso não as possua, busque aprender em ações de Treinamento e Desenvolvimento (T & D).
Caso tenha condições, faça algumas sessões de coaching e peça um MCI - Mapeamento de Competências Individuais para conhecer seus pontos fortes e os seus pontos fracos, permitindo que você possa ampliar ainda mais as suas competências e ter sucesso na vida pessoal e profissional.








Nenhum comentário:

Postar um comentário