domingo, 1 de dezembro de 2013

Como criar uma cultura de alta performance na sua empresa



Não é novidade escrever que as organizações estão buscando atingir um padrão de alta performance como cultura vigente.
Fácil de falar, mas difícil de estabelecer porque leva tempo e exige investimentos em desenvolvimento de pessoas, começando pelos gestores estratégicos e operacionais, haja vista que estes são os que devem disseminar os comportamentos desejados para se atingir os resultados desejados.
As culturas de alta performance se sustentam no tripé Valores, Liderança e Estratégia.
As culturas de alta performance  se sustentam no tripé confiança/compromisso, liderança e estratégia do negócio.
As organizações sabem que uma cultura diferenciada gera valor e impacta os resultados, mas erram ao tentar impor um modelo de cima para baixo, sob a égide da autocracia – manda quem pode, obedece quem tem juízo. Aquele estilo general de liderança que ainda impera em muitas corporações.
Estabelecer cultura de alta performance exige intervir nas estruturas, criando nova forma de liderar, de influenciar e de moldar os colaboradores, humanizando as relações sem perder de vista metas e objetivos de curto, médio e longo prazos.
E qual o empresário que não gosta de cortar custos?
Pois bem, esse modelo de cultura cria um ambiente que passa ser estimulador de pessoas e, é claro, acaba por reduzir gastos desnecessários com recrutamento e seleção, com contratação e integração, com treinamento e desligamentos de funcionários.
Na cultura de alta performance, o líder é aquele que esforça-se diariamente em criar um ambiente favorável para que as pessoas concentrem suas energias, trabalhem com foco e comprometimento, sintam-se confiantes em relação ao que têm de fazer e, assim, transformem essa clareza em força motriz para resultados máximos.
Na prática, a cultura organizacional é a forma como as pessoas realmente se comportam em uma organização; como interagem, seus comportamentos, atitudes, e como as relações se estabelecem.
Tudo isso é mediado pelos valores organizacionais.
O comprometimento de TODOS ajuda a determinar o compromisso destes com a organização e suas metas e, por esta razão, predispõe a equipe a buscar resultados superiores ao padrão. A cultura de performance cria um senso comum de MELHORIA CONTÍNUA, buscando sempre o MELHOR todos os dias.
Para atingir elevados níveis de desempenho organizacional e humano, e assim apresentar o que chamamos de Cultura de Alta Performance, uma empresa precisa estar atenta a sete pontos fundamentais:

1) Liderança
2) Alinhamento aos Valores e à Cultura Organizacional
3) Objetivos bem definidos
4) Métricas e Indicadores bem definidos
5) Execução
6) Planejamento e Capacitação da Força de Trabalho
7) Meritocracia

A cultura vigente só muda quando os comportamentos, os valores e as competências da liderança e das equipes de trabalho mudam e se manifestam consistentemente ao longo  do tempo, apoiados por mecanismos de  gestão sintonizados com filosofia corporativa. Além de uma liderança que inspire as pessoas, as políticas e os mecanismos internos relacionados ao desempenho, ao reconhecimento e a meritocracia precisam estar adequadamente definidos e inter-relacionados.
Os líderes devem assegurar que os recursos necessários estejam disponíveis para que as ações sejam executadas. Não basta ficar só cobrando; mas assegurar que as ações de acompanhamento (follow-up) sejam feitas regularmente, de modo a perceber os avanços junto com a equipe, celebrar as conquistas, reconhecer os esforços do grupo e corrigir o que não está indo bem, aplicando sempre o feedback.
Para eficácia da cultura de alta performance é preciso a transformação de todas as partes envolvidas, desde um RH estratégico até um líder comprometido com os resultados de seus colaboradores. Consiste, também, na substituição de antigos costumes por uma nova cultura organizacional, pois a internalização de novos comportamentos depende das novas mensagens emitidas pela Alta Direção e pelos gestores estratégicos e operacionais, em substituição aos velhos costumes, que validem claramente de que há uma nova cultura organizacional em construção dentro da organização.


* Artigo baseado na leitura de pesquisa publicada pela consultoria KPMG durante o CONARH.


Nenhum comentário:

Postar um comentário