Fácil de falar, mas difícil de
estabelecer porque leva tempo e exige investimentos em desenvolvimento de
pessoas, começando pelos gestores estratégicos e operacionais, haja vista que
estes são os que devem disseminar os comportamentos desejados para se atingir
os resultados desejados.
As culturas de alta performance se
sustentam no tripé Valores, Liderança e Estratégia.
As culturas de alta performance se sustentam no tripé confiança/compromisso,
liderança e estratégia do negócio.
As
organizações sabem que uma cultura diferenciada gera valor e impacta os
resultados, mas erram ao tentar impor um modelo de cima para baixo, sob a égide
da autocracia – manda quem pode, obedece quem tem juízo. Aquele estilo general
de liderança que ainda impera em muitas corporações.
Estabelecer
cultura de alta performance exige intervir nas estruturas, criando nova forma
de liderar, de influenciar e de moldar os colaboradores, humanizando as
relações sem perder de vista metas e objetivos de curto, médio e longo prazos.
E qual o
empresário que não gosta de cortar custos?
Pois bem,
esse modelo de cultura cria um ambiente que passa ser estimulador de pessoas e,
é claro, acaba por reduzir gastos desnecessários com recrutamento e seleção,
com contratação e integração, com treinamento e desligamentos de funcionários.
Na cultura de
alta performance, o líder é aquele que esforça-se diariamente em criar um
ambiente favorável para que as pessoas concentrem suas energias, trabalhem com foco
e comprometimento, sintam-se confiantes em relação ao que têm de fazer e,
assim, transformem essa clareza em força motriz para resultados máximos.
Na prática, a cultura organizacional
é a forma como as pessoas realmente se comportam em uma organização; como
interagem, seus comportamentos, atitudes, e como as relações se estabelecem.
Tudo isso é mediado pelos valores
organizacionais.
O comprometimento de TODOS ajuda a determinar o compromisso
destes com a organização e suas metas e, por esta razão, predispõe a equipe a
buscar resultados superiores ao padrão. A cultura de performance cria um senso
comum de MELHORIA CONTÍNUA, buscando
sempre o MELHOR todos os dias.
Para atingir elevados níveis de desempenho
organizacional e humano, e assim apresentar o que chamamos de Cultura de
Alta Performance, uma empresa precisa estar atenta a sete pontos
fundamentais:
1) Liderança
2) Alinhamento aos Valores e à Cultura Organizacional
3) Objetivos bem definidos
4) Métricas e Indicadores bem definidos
5) Execução
6) Planejamento e Capacitação da Força de Trabalho
7) Meritocracia
2) Alinhamento aos Valores e à Cultura Organizacional
3) Objetivos bem definidos
4) Métricas e Indicadores bem definidos
5) Execução
6) Planejamento e Capacitação da Força de Trabalho
7) Meritocracia
A cultura
vigente só muda quando os comportamentos, os valores e as competências da
liderança e das equipes de trabalho mudam e se manifestam consistentemente ao
longo do tempo, apoiados por mecanismos
de gestão sintonizados com filosofia
corporativa. Além de uma liderança que inspire as pessoas, as políticas e os
mecanismos internos relacionados ao desempenho, ao reconhecimento e a
meritocracia precisam estar adequadamente definidos e inter-relacionados.
Os
líderes devem assegurar que os recursos necessários estejam disponíveis para
que as ações sejam executadas. Não basta ficar só cobrando; mas assegurar que
as ações de acompanhamento (follow-up)
sejam feitas regularmente, de modo a perceber os avanços junto com a equipe,
celebrar as conquistas, reconhecer os esforços do grupo e corrigir o que não está
indo bem, aplicando sempre o feedback.
Para
eficácia da cultura de alta performance é preciso a transformação de todas as
partes envolvidas, desde um RH estratégico até um líder comprometido com os
resultados de seus colaboradores. Consiste, também, na substituição de antigos
costumes por uma nova cultura organizacional, pois a internalização de novos
comportamentos depende das novas mensagens emitidas pela Alta Direção e pelos
gestores estratégicos e operacionais, em substituição aos velhos costumes, que
validem claramente de que há uma nova cultura organizacional em construção
dentro da organização.
*
Artigo baseado na leitura de pesquisa publicada pela consultoria KPMG durante o
CONARH.
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