O
início do ano é um momento muito
importante para avaliação e planejamento da estratégia da sua vida pessoal, da
carreira e dos negócios.
Quero
falar de uma tendência de mercado muito interessante intitulada Planejamento
Estratégico Proativo e entendo que 2015 é um ano propício para aplicar essa
visão, principalmente se levarmos em conta o ponto de vista econômico do Brasil
que nos remete a reflexão, cautela e expectativas de um crescimento mais fraco,
juros e inflação em alta.
Se o
cenário é marcado por expectativas não otimistas, a gestão precisa contar com
uma atenção mais que especial e o planejamento proativo é aquele que busca
preparar as organizações para uma possibilidade de crise ou um cenário desfavorável,
através do desenvolvimento de diretrizes estratégicas e planos de ação que
possam manter o barco navegando sem as interferências negativas das
tempestades.
E a
palavra chave é antecipação.
Escolher
o futuro que se pretende e criar maneiras para alcançar este objetivo,
observando os problemas como obstáculos a serem superados com competência.
Tem
um exemplo bem legal que gosto de citar em minhas consultorias mais recentes: o
case Waze x Tom Tom Go.
O
Waze saiu na frente e, de forma colaborativa com os usuários da internet,
estabeleceu um novo jeito de acompanharmos o trânsito nas cidades e nas
estradas com o seu GPS. O detalhe mais estratégico e proativo foi a capacidade
do aplicativo mostrar o movimento do tráfego de veículos e eventos nas vias,
oferecendo ao usuário a possibilidade de mudar rotas e desviar-se por caminhos
mais rápidos. Um típico exemplo de
antecipação. A Tom Tom sempre foi forte em GPS e teve que ser reativa ao lançar
no final do ano de 2014 o seu modelo Go, agora com a função tráfego acoplada ao
sinal de celular. A Waze enxergou o que
os concorrentes ainda não havia percebido.
A
Tom Tom foi obrigada a ser reativa, adaptando seu produto ao movimento de
antecipação praticado pela Waze de forma inovadora.
E
essa proposta de planejamento atua fortemente com esta pegada de inovação, permitindo
que gestores possam ter tempo para buscar inovar ao definir diretrizes
estratégicas.
Junte
seu time para monitorar o ambiente em busca de sinais. Se preciso utilize a
técnica de brainstorming e produza
grandes tempestades cerebrais que permitam aguçar o radar e responder perguntas básicas: o que vai acontecer?; como estaremos preparados para o mercado?; o
que não existe e é possível gerar? e, se existe é possível melhorar?
A
chave aqui é fazer acontecer antes que seus concorrentes o façam.
Busque
gerar lideres e liderados que saibam conjugar os verbos da antecipação:
iniciativa, criatividade, inovação e oportunidade.
São
as pessoas que irão gerar as ideias, os métodos, os planos e, após tudo
organizado e definido, serão as executoras dos projetos.
Portanto,
pessoas envolvidas são os fundamentos da estratégia proativa.
Invista
nas pessoas, principalmente aquelas identificadas como talentos para o seu
negócio.
O
que está esperando?
Antecipe,
lucre e vibre com o sucesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário