No passado, esse assunto nao chamava a atenção, mas a partir da década de 2000 o dress code dominou o cenário estratégico das corporações, a partir da constatação de que a imagem (branding*) é muito importante, pois pode influenciar positiva ou negativamente a credibilidade corporativa perante clientes, consumidores, fornecedores e dos próprios colaboradores.
O foco é traduzir a imagem corporativa também na maneira de vestir dos funcionários, especialmente os valores e conceitos mercadológicos.
Por isso, escrever o dress code é um processo natural hoje em dia.
DICAS
Você que é funcionário de uma organização deve ficar atento a algumas dicas interessantes para cumprir esse requisito de dress code, ainda que não haja nada escrito ou divulgado:
1) Organize o seu guarda-roupa levando em consideração o estilo cultural de vestimenta do seu local de trabalho;
2) Observe o código de vestimenta da sua profissão, adequando-o a sua idade, ao seu corpo e ao seu estilo.
3) Tenha cuidado com roupas apertadas e com decotes em excesso;
4) Observe os estilos utilizados na organização, de acordo com a cultura. Observe quem ocupa os cargos mais altos e veja como se vestem.
5) Fique de olho nos tons. Uso aqueles que lhe favorecem mais para uma sensação saudável. Evite aqueles que lhe envelhecem.
6) Se a organização exige terno, use-o. Essa dica serve para homens e mulheres.
Mesmo nas mais tradicionais organizações é comum que a sexta-feira seja o “Casual Day” (dia casual); mas saiba que 80% das empresas são conservadoras.
* Branding: Um sistema de comunicação que deixa claro porque a marca é importante sob o ponto de vista do cliente.
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