quinta-feira, 2 de maio de 2013

Não quero ser promovido, e agora?



Ao contrário do que se pensa nem todos querem progredir hierarquicamente na carreira


Para a maioria das pessoas “progredir na carreira” é subir verticalmente a hierarquia e ascender de funcionário à gerente, e assim sucessivamente. Mas, por mais estranho que isto possa parecer, muitas pessoas não almejam mais status profissional e sim continuar na posição que ocupam.

Esquecemos que as pessoas almejam sonhos profissionais distintos. Às vezes o colaborador está muito confortável na situação em que se encontra, como por exemplo, com um salário maior do que o do gerente devido à comissão que recebe. Para este tipo de pessoa acender profissionalmente é ter um salário elevado”, explica o consultor Adilson Neves.

O consultor explica ainda que algumas pessoas acreditam que o desenvolvimento profissional está também em uma simples mudança de função. “Muitos candidatos entram nas empresas almejando outro setor e para eles uma simples mudança de área é reconfortante”, diz Adilson.

Riscos

Adilson explica ainda que encontrar pessoas que sentem medo com uma promoção é mais comum que se imagine, e a escolha deve ser respeitada pela empresa. “Quando alguém é promovido é natural sentir medo e orgulho, até mesmo porque as promoções na carreira implicam em grandes responsabilidades. O candidato deve ponderar também sobre a vida pessoal, que com a promoção pode desaparecer por completo”, conta o especialista.

Para o consultor, o colaborador deve ponderar muito em aceitar ou não a promoção. “Os riscos em não se aceitar uma promoção são o despreparo do profissional para a função, a falta de alinhamento sobre as expectativas da organização, informações sobre todas condições gerais incluindo o perfil do cargo e as frustrações futuras que podem advir de uma aceitação impulsiva, sem a devida ponderação dos prós e contras”, observa Adilson.

Para aqueles que querem ser promovidos, segue o conselho do especialista. “Quem quer ser promovido deve ter a habilidade de comunicação, a capacidade de entregar resultados, de trabalhar sob pressão, do asseio e cuidado com a imagem pessoal, a atitude de se colocar a frente dos problemas, a organização, o grau de envolvimento com a empresa, entre muitas outras, que fazem a diferença”, finaliza o especialista.

O que deve pesar na sua balança:

Você valoriza o seu tempo livre com a família e os amigos? Pense em não ter tempo para eles. As carreiras cada vez mais competitivas por vezes impedem a conciliação da vida familiar e profissional. Pense se vale a pena financeiramente e faça as contas. As responsabilidades aumentam também.
Existem algumas perguntas que facilitam essa decisão. Pare, pense e reflita sobre seu futuro profissional à partir dessas questões:

- Quais são seus objetivos a 3 ou 5 anos?

- Quais são os critérios de ser uma pessoa com sucesso no trabalho?

- Qual o perfil de pessoas com quem se sente mais "à vontade" e com quem gostaria de trabalhar?

- São essas as pessoas que você vai encontrar se for promovido?

- Você é uma pessoa que gosta de desafios?

- Você consegue lidar bem com as dificuldades quotidianas?

- Você se sente capaz de liderar pessoas?

- Você consegue gerir e reduzir o seu estresse ocupacional?

 * Texto produzido em parceria com a Aldeia Comunicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário