Ao contrário
do que se pensa nem todos querem progredir hierarquicamente na carreira
Para a maioria das pessoas
“progredir na carreira” é subir verticalmente a hierarquia e ascender de
funcionário à gerente, e assim sucessivamente. Mas, por mais estranho que isto
possa parecer, muitas pessoas não almejam mais status profissional e sim
continuar na posição que ocupam.
“Esquecemos que as pessoas
almejam sonhos profissionais distintos. Às vezes o colaborador está muito
confortável na situação em que se encontra, como por exemplo, com um salário
maior do que o do gerente devido à comissão que recebe. Para este tipo de
pessoa acender profissionalmente é ter um salário elevado”, explica o consultor
Adilson Neves.
O consultor explica ainda
que algumas pessoas acreditam que o desenvolvimento profissional está também em
uma simples mudança de função. “Muitos candidatos entram nas empresas almejando
outro setor e para eles uma simples mudança de área é reconfortante”, diz
Adilson.
Riscos
Adilson explica ainda que
encontrar pessoas que sentem medo com uma promoção é mais comum que se imagine,
e a escolha deve ser respeitada pela empresa. “Quando alguém é promovido é
natural sentir medo e orgulho, até mesmo porque as promoções na carreira
implicam em grandes responsabilidades. O candidato deve ponderar também sobre a
vida pessoal, que com a promoção pode desaparecer por completo”, conta o
especialista.
Para o consultor, o
colaborador deve ponderar muito em aceitar ou não a promoção. “Os riscos em não
se aceitar uma promoção são o despreparo do profissional para a função, a falta
de alinhamento sobre as expectativas da organização, informações sobre todas
condições gerais incluindo o perfil do cargo e as frustrações futuras que podem
advir de uma aceitação impulsiva, sem a devida ponderação dos prós e contras”,
observa Adilson.
Para aqueles que querem
ser promovidos, segue o conselho do especialista. “Quem quer ser promovido deve
ter a habilidade de comunicação, a capacidade de entregar resultados, de
trabalhar sob pressão, do asseio e cuidado com a imagem pessoal, a atitude de
se colocar a frente dos problemas, a organização, o grau de envolvimento com a
empresa, entre muitas outras, que fazem a diferença”, finaliza o especialista.
O que deve
pesar na sua balança:
Você valoriza o seu tempo
livre com a família e os amigos? Pense em não ter tempo para eles. As carreiras
cada vez mais competitivas por vezes impedem a conciliação da vida familiar e
profissional. Pense se vale a pena financeiramente e faça as contas. As
responsabilidades aumentam também.
Existem algumas perguntas
que facilitam essa decisão. Pare, pense e reflita sobre seu futuro profissional
à partir dessas questões:
- Quais são seus objetivos a 3 ou 5 anos?
- Quais são os critérios de ser uma pessoa com
sucesso no trabalho?
- Qual o perfil de pessoas com quem se sente mais
"à vontade" e com quem gostaria de trabalhar?
- São essas as pessoas que você vai encontrar se
for promovido?
- Você é uma pessoa que gosta de desafios?
- Você consegue lidar bem com as dificuldades
quotidianas?
- Você se sente capaz de liderar pessoas?
- Você consegue gerir e reduzir o seu estresse
ocupacional?
* Texto produzido em parceria com a Aldeia Comunicação.
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